Um sistema de aquecimento geotérmico é composto por um sistema de captação de Energia no exterior da casa (captação horizontal, vertical ou lençol freático), um circuito térmico dentro de casa (pavimento radiante, radiadores ou ventilo-convectores) e por uma Bomba de Calor ligando as duas redes. Uma Bomba de Calor funciona segundo o princípio do frigorífico com um circuito de refrigeração invertido.

Captação vertical
As sondas são colocadas num ou vários furos de 80 a 150 metros de profundidade. São tubos sob pressão em polietileno PE 100 nos quais circula água glicolada. O princípio consiste em recuperar o calor em profundidade com uma sonda geotérmica. Este sistema permite explorar ao mínimo a superfície do terreno à volta da casa.
Comparação Térmica de sondas simples U-40mm e sondas duplas U-32mm.
Ao realizar um TRT com um dos furos de sonda simples U-40mm e outro com uma sonda dupla U-32mm e com a mesma distância de profuração, após 117 h de teste se observa que: a temperatura média do fluído chega a ser 8,8% mais alta na sonda simples U-40mm que na nossa Dupla U-322mm.
Ao observamos a resistência térmica do furo, a sonda dupla U-32mm opõem 45% menos de resistência térmica que a sonda simples de U-40mm.
Com o que se deduz que existe uma melhor permuta água/terra com as sondas duplas.
Captação em lençol freático
O circuito capta o calor da água de um lençol freático com um furo de captação com profundidades variáveis, segundo as regiões. A bomba de calor capta a energia contida, não no solo como na captação horizontal ou vertical, mas na água do lençol freático que se mantém a uma temperatura constante todo o ano (de 9º a 12ºC). Este sistema bombeia a água por perfuração num primeiro furo a montante do lençol freático, e em seguida deposita-a num segundo furo, ou num poço perdido a jusante do lençol freático.


